UMA ANALOGIA FUTEBOLISTICA
A Copa do Mundo pode ser comparada a um grande jogo de pebolim (ou "pimbolim", como também é chamado em algumas regiões do Brasil). Ambas as modalidades têm o mesmo objetivo: marcar gols, defender o próprio campo e superar o adversário. Os dois nomes são usados, embora "pebolim" seja a forma mais difundida nos dicionários. Mas a analogia vai além: No pebolim , cada boneco está preso a uma barra e só pode atuar em um espaço limitado. Na Copa do Mundo , cada jogador também possui uma função tática e precisa manter a organização da equipe. No pebolim, quando cada barra se movimenta em sintonia, o time cria boas jogadas. No futebol, quando todos os setores — defesa, meio-campo e ataque — atuam de forma coordenada, surgem as grandes equipes. No pebolim, um movimento precipitado pode abrir espaços para o adversário. Na Copa, um erro de posicionamento ou uma decisão equivocada também pode decidir uma partida. Em ambos, a vitória depende menos do brilho indivi...