Postagens

Mostrando postagens de março, 2008

COMO EVITAR COMENTÁRIOS INDESEJÁVEIS

Um homem procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - O que voce vai me contar já passou pelas três peneiras? - Três peneiras? - Sim! A primeira é a da VERDADE. O que voce quer contar é um fato? Caso tenha ouvido falar, o assunto deve morrer por aí mesmo. Suponhamos que seja verdade; deve, então, passar pela segunda peneira: a da BONDADE. O que vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que voce quer contar é verdade e coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a da NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda os pares? Pode melhorar o meio? E finaliza Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, voce e seu próximo iremos nos beneficiar; caso contrário, esqueça e enterre tudo! Será um comentário a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discordia entre amigos e colegas! EAFI, 1996

O ÁRBITRO E SEUS DESAFIOS

Um dos maiores desafios do homem é, sem dúvidas, o de administrar conflitos humanos. E toda vez que se misturam amor, paixão, gana, raça e a vontade natural de triunfar, tem-seuma mistura cujo resultado foge a qualquer lógica. Impossivel prever qual será o desfecho do embate em que todos esses ingredientes, aliados a uma boa dose de gostar do que se faz , estão presentes. "...possui este caminho justiça? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, este caminho não possui importância alguma". (Adaptação de um trecho de Carlos Castanheda, em "Os ensinamentos de Don Juan", EAFI, 1996)

HUMILDADE

O ÁRBITRO DESPORTIVO NÃO PODE SER AQUELE QUE FAZ COM QUE TODOS À SUA VOLTA SE SINTAM PEQUENOS MAS, SIM, O QUE FAZ COM QUE TODOS SE SINTAM GRANDES AO CONVIVER COM ELE!

CIRCUITO REVISIONAL

PORQUE REEDUCAR...RECICLAR! A REEDUCAÇÃO É UM PROCESSO DE TOTALIDADE ONDE DEVEM SER DADAS GARANTIAS DIREITOS BÁSICOS AO REEDUCANDO. A educação deve ser comprometida com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. Cultura não é algo fixo e cristalizado que o sujeito carrega por toda a vida, como um peso que o estigmatiza, mas é elemento que o auxilia a compor a sua identidade.

PERSONALIDADE

" SÓMENTE FAZENDO COM QUE OS ATLETAS SE RESPEITEM MÚTUAMENTE, OBEDECENDO AS REGRAS DO JOGO, É QUE A ARBITRAGEM CONDUZ UMA PARTIDA DENTRO DO ESPÍRITO DE LEALDADE ". (Proposta EAFI-1997)

CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA

PRINCIPAIS POTENCIALIDADES Auto-confiança, Dedicação (busca de conhecimento), Improvisação, Iniciativa, Ambição, Perseverança, Criatividade, Cautela, Ousadia, Capacidade de assumir riscos, visão a longo prazo, Necessidade de realizações, senso de oportunidade, Persistência, Centralização, Disposição de trabalho, Visão global, Atualização, Organização, Inovação, Jogo de cintura.

NOVO PERFIL, NOVOS ÁRBITROS!!!

PROPOSTA TRABALHADA DESDE 1999... Tenho em mente como indispensáveis para a formação ou atualização do árbitro, atitudes básicas e qualidades como... ...COMPROMISSO, ORGANIZAÇÃO,AUTODISCIPLINA, ACUIDADE, FLEXIBILIDADE, HUMILDADE e ÉTICA. É meu ponto de entendimento que só atingem objetivos aqueles que acreditam em sí, os que fazem, os que se comprometem, os que vão à luta, aqueles que tem disposição e desejo de aprender, crescer, de serem melhores. É PRECISO TER ENTUSIASMO PELO QUE SE FAZ! MAIS, PELA VIDA!!

PARÂMETROS DO APRENDIZADO

As escolas que formam árbitros desportivos, mais especificamente as de São Paulo voltadas para o futebol, são lugares que "tem aula", se "toma nota", se "faz prova" e se "leva o diploma" e não são locais onde se educa, se pensa, se ensina; portanto, não há aprendizado. Mas é claro que não se pode generalizar, existem aquelas que podem se tornar ótimos exemplos de educação eficaz. O cerne da questão está na avaliação, a maioria dos instrutores não sabem avaliar. Ou melhor a maioria não gosta! Não gosta porque a avaliação é o reflexo do trabalho de quem ensina, não a quantificação do conteúdo que o aluno absorveu, é um parâmetro para o professor ter de seu trabalho, saber o nível do desenvolvimento do aluno. Como ter certeza que um "10" ou "A" equivale ao conhecimento e domínio do conteúdo? Seria apenas a "decoreba"? O que se entende é que a avaliação não seja do aluno, mas sim do instrutor/professor, que necessitam de

FORMAÇÃO PERMANENTE...

....e não um treinamento! A formação engloba cidadania, o carater da ética, a valorização do indivíduo como profissional. Uma Escola é formidável quando consegue fazer refletir, fazer pensar, onde o instrutor aprende com o aluno, nas perguntas que são feitas a ele, no comportamento do aluno, no que ele não quer fazer. Uma Escola deve explorar pensamentos e imagens mentais, pois elas podem exercer enorme influência no comportamento real; deve trabalhar em função do que almeja para o aluno, fazendo com que o mesmo mantenha clara a visão do seu sonho!

A MATURIDADE E O ÁRBITRO

Podemos entender que maturidade é o estado de consciência que se constrói pelo exercício da prática continuada. Aprendemos atravéz das linguagens VERBAL e NÃO-VERBAL; a primeira atinge o nosso consciente: é direta, clara e sonora; a segunda é sútil, calada e hipnótica. Isso quer dizer que não somos seres unilaterais e divididos entre bons e maus, onde os bons são aproveitados e os maus condenados. Que não se deve buscar estabelecer um grau de consciência padronizado, imbecializado. TODO PADRÃO ESTILHAÇA A DIFERENÇA!!!

INSTRUTOR EDUCADOR?

Ou formador de opinião? Há homens que não opinam...outros que tem muitas opiniões! Todavia, ALGUNS POUCOS formam opiniões!! Há homens que passam...outros que ficam na memória! Todavia, alguns poucos MARCAM O SEU TEMPO!!

COMO MELHORAR A FORMAÇÃO DO ÁRBITRO ...

...DE FUTEBOL Primeiro, renovando a concepção do ensino, pois o indivíduo tem mais motivação quando os conteúdos a serem ensinados têm mais significado para ele. Aprende melhor quando fica sabendo que esta sendo bem sucedido e é capaz de identificar seus erros. Em cada Regra trabalhada (ou outro assunto/conteúdo) deve ficar estabelecido o diálogo com a realidade, gerando estímulos que busquem a observação e experimentação, ou seja, SENTIR, o que corresponde à percepção. A mobilização das capacidades do intelecto, no caso PENSAR, o leva ao exercício da razão. E, por fim, a organização do conhecimento, o fator EXPRESSAR, ajuda em como lidar com as emoções. A "construção do conhecimento" achada como "produto" no processo só é possível quando o instrutor (ou professor) tem capacidade para encontrar novos estímulos, sabendo intervir nas ocasiões certas e, fundamentalmente, avaliar. Assim, o indivíduo deve ter garantido o processo sentir/pensar/expressar. Deve ter

PLANEJAMENTO

Quem planeja... ...A CURTO PRAZO, DEVE CULTIVAR CEREAIS! ...A MÉDIO PRAZO, DEVE PLANTAR ÁRVORES! ...A LONGO PRAZO, DEVE EDUCAR HOMENS!!!

QUEM VOCE PENSA QUE É?

Primeiro existe a necessidade do reconhecimento como homem; depois é que emerge de sí a figura do profissional. No caso do Árbitro desportivo, sómente fazendo com que os atletas se respeitem mútuamente, obedecendo as Regras do Jogo, é que a arbitragem conduz uma partida dentro do espírito de lealdade.

SER REALMENTE O QUE REALMENTE É!

Ser "todo" em cada momento, com toda riqueza e complexidade, sem nada a temer e esconder de sí mesmo; entrar em contatocom seus próprios sentimentos e acreditar na sua capacidade; ter liberdade de confiar nos seus próprios sentimentos; enfrentar de frente as frustrações e ajustar-se a todas as situações. A VIDA PLENA É UM PROCESSO, NÃO UM ESTADO DE SER! É uma direção, não um destino. A conquista de sí próprio é a maior das vitórias. QUANDO PERDEMOS O MEDO DE "PERDER" ACABAMOS DESCOBRINDO A ALEGRIA DE ACHAR!!

QUEM É VOCE?

Cada pessoa que nasce neste mundo representa algo novo, que nunca existiu antes. Algo original e único! E é dever de cada pessoa saber que nunca houve outra pessoa igual no mundo, pois se assim fosse ele não precisaria ter nascido. Cada pessoa é uma pessoa nova no mundo e DEVE preencher o seu lugar, a sua particularidade neste mundo.

Espetáculo desportivo

Nele, o árbitro sempre será o princípio e o fim! Em suas mãos, limpas ou sujas, são colocadas gigantescas bacias de água fervendo, que são as arenas, ginásios e estádios... É o único juiz, na história da dramaturgia dos árbitros, que não recebe a simpatia de ningém!