CBF conclui primeiro Encontro de Presidentes de Arbitragem
14/07/2022 às 18:51 | Assessoria CBF
Evento teve três dias de duração e proporcionou troca de informações entre representantes estaduais de arbitragem
Nesta quinta-feira (14), chegou ao fim a primeira edição Encontro Nacional de Presidentes das Comissões de Arbitragens Estaduais, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). O último dos três dias de evento contou com reuniões setoriais, que permitiram a comissão nacional avaliar e diagnosticar necessidades da arbitragem brasileira.
A atividade foi realizada a partir da divisão de quatro grupos comandados por integrantes da Comissão de Arbitragem da CBF.
Tendo como temas VAR, corregedoria e ouvidoria, comissão de arbitragem e técnico-físico, os 27 representantes estaduais tiveram a oportunidade de expor suas demandas e sugestões de melhoria.
Gerente Técnico do VAR, Péricles Bassols ressaltou a importância do VAR para as federações e principalmente para a validação do jogo em competições brasileiras.
"O futebol pede, os times pedem, o público pede, a torcida pede. O VAR é de extrema importância. Tem que ser cada vez mais debatido e desenvolvido. A gente tem buscado isso junto à FIFA e depois a gente transfere essas informações todas para as federações para que eles saibam como podem agir, como devem agir. Sempre sob supervisão da CBF, porque a CBF é o elo com os protocolos FIFA e nenhuma federação pode caminhar sem essa conexão", enfatizou.
Visando o aprimoramento dos profissionais da arbitragem, Roberto Perassi, Gerente de Ensino de Arbitragem, enfatizou o valor do desenvolvimento de profissionais qualificados para a arbitragem brasileira.
"Da nossa parte, juntamente com as demais gerências da comissão de arbitragem, é trabalhar o desenvolvimento da arbitragem, seguir no processo de qualificação das pessoas. Isso é muito importante para o próprio desenvolvimento da arbitragem nacional. Em cada estado, em cada região, a possibilidade de trabalhar essa qualificação, esse desenvolvimento. Quando (eles) vão chegar no quadro nacional, que eles cheguem fortalecidos, já cheguem com boa base, já cheguem com a filosofia que a presidência da comissão de arbitragem, juntamente com os membros, vão fazer de acordo com o quer a FIFA preconiza. Essa é a ideia central", disse.
Gerente Geral do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, Alício Pena Jr.. avaliou positivamente o encontro inédito. Para ele, entender os cenários que dificultam o aprimoramento da arbitragem brasileira foi essencial.
"Muito positivo, cumpriu tudo o que a gente previa e que a gente entendia que seria necessário. As federações manifestando as suas dificuldades, as suas necessidades e a CBF, por seu lado, também manifestando a sua condição de apoiar, de incentivar e de buscar esse aprimoramento tanto de arbitragem quanto de instrução para os estados. A gente entende que foram plenamente atingidos os objetivos e agora com base em tudo que foi acertado, trabalhado aqui a gente poder desenvolver ações para avançar com arbitragem brasileira", destacou .
Ao final do encontro, Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, enfatizou que os objetivos estimados para o encontro foram atingidos. Além disso, explicou que a relação entre a entidade e federações é essencial para o processo de formação de árbitros.
"Esse encontro foi muito exitoso, é um primeiro encontro, o objetivo era realmente abrir as portas para um novo trabalho, demonstrar os objetivos e o projeto que a gente tem de hoje em diante para a arbitragem brasileira. Que eles (presidentes das federações) saibam que nós estamos abertos a eles. A gente precisa do apoio das federações, deles que são a ponta inicial do processo de formação de um árbitro, e essa uma formação é continua, que a CBF necessita desses árbitros cada vez mais qualificados nos seus estados", finalizou.
Comentários