SOBRE A REGRA 14, PENALTY

 

REGRA 14
O Pênalti diz que o goleiro não deve se comportar de forma que injustamente distraia o chutador.
Assim, enquanto um jogador se prepara para bater um pênalti, o goleiro defensor deve assumir a sua posição entre os postes e permanecer na linha de gol, enfrentando o chutador, até que a bola seja chutada.
Aproximar-se do chutador antes de um pênalti é geralmente considerado uma ação injusta, pois distrai o adversário do goleiro, atrasa a tomada do chute e mostra falta de respeito pelo jogo.

O árbitro deve impedir isto e ordenar ao guarda-redes que volte para a linha de gol.

SANÇÃO
O árbitro geralmente avisaria o goleiro para o primeiro ataque e depois precaução (cartão amarelo, YC) para qualquer continuação do ataque, mas pode ser um YC imediato se a má conduta for grave/flagrante e exigir uma reação rápida.
Dependendo das circunstâncias, o goleiro pode ser advertido por um dos motivos enumerados na Lei 12 – Faltas e Conduta:
➡️ atrasando o reinício do jogo
➡️ Comportamento desportivo – demonstrando falta de respeito pelo jogo
➡️ ofensas persistentes

TIRO DE PÊNALTI
Sanções disciplinares contra goleiros também podem ser aplicadas durante os pênaltis tomados após a partida para determinar o time vencedor.
Os avisos e precauções emitidos aos jogadores durante a partida não são levados para a frente, então todos (incluindo o guarda-redes) começam com uma "folha limpa".
No caso de má conduta do goleiro durante uma disputa de pênaltis, pode ser dada precaução para comportamentos desportivos, não para atrasar o reinício do jogo, já que um chute numa disputa de pênaltis não é tecnicamente um reinício do jogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ser um Árbitro de Futebol...

O ÁRBITRO DE VERDADE !

O VAR e a posição de impedimento