NENHUM ÁRBITRO/ÁRBITRA É PERFEITO NO MUNDO DO FUTEBOL
ALTA PERFORMANCE ARBITRAL
O ERRO ARBITRAL
Faz parte da nossa própria concepção e formação como árbitros, dói-nos muito cometer erros involuntários, atribuídos à nossa própria condição imperfeita humana.
Nos dói aceitar o próprio erro, mais dói entender que a culpa é nossa, sofremos em aceitar que eu erramos e não encontramos lugar para nos esconder para acalmar a própria frustração..
MEU ERRO ARBITRAL ensina que nunca seremos um árbitro perfeito, independentemente da categoria e classificação do nosso nível como árbitro.
Ao assumirmos que estamos afetados pelo sentimento de culpa por estarmos errado, entendemos que quando erramos é culpa nossa e de mais ninguém, erro menino, erro grande em qualquer circunstância não nos tira nem nos liberta das todas minhas culpas
cometidas em um jogo po nós dirigido.
O ERRO ARBITRAL mancha nosso egoísmo e vaidade, nossa soberba, a falsa sensação de que nos presumimos excelente, um árbitro capaz e muito competente.
Assim como nós presumimos, pensamos que os outros se presumem árbitros infalíveis, mas o sentimento de ser ou parecer, em todo árbitro nasce esta falsa vaidade e percepção.
Para reconhecer que todos os dias da linda profissão como árbitro DEVEMOS EVITAR E LUTAR PARA COMETER MENOS ERROS POSSÍVEIS ARBITRAIS, em qualquer circunstâncias.
RECONHECER NOSSOS ERROS ARBITRAIS
é uma necessidade prioritária
que nos permite trabalhar
em áreas de oportunidades
para polir e evitar cometer erros
nos jogos dirigidos por nós.
A SUA AUTOCRÍTICA nos capacita a superar e corrigir muitas falhas técnicas e nos dá maiores armas para não dar tanta importância AO ERRO ARBITRAL.
Não precisamos viver com o sentimento de culpa por tanto tempo e sim devemos recuperar a sanidade e o estado de concentração mental de forma rápida.
Se o erro arbitral for involuntário,
por apreciação visual ou por má localização, AS REGRAS DO JOGO NOS PERDOAM.
MAS se o erro arbitral for deliberado,
pensado, feito ou realizado,
VOCÊ COMO ÁRBITRO
será sancionado de forma cruel e vergonhosa!
Comentários