A IMPORTÂNCIA DO ÁRBITRO, SEU RECONHECIMENTO E TREINAMENTO.


O árbitro ou juiz é parte essencial e indispensável da prática desportiva, pois sem a sua figura não seria possível a mesma.
Porque a arbitragem tem uma função pedagógica e reguladora do sistema de preparação do atleta, principalmente em idades precoces.
Além disso, o seu trabalho é relevante devido às repercussões económicas e sociais que vem a ter; por isso, devemos considerar que o mundo arbitral, ao contrário do que possa parecer à olho nu, apresenta uma grande complexidade, tornando-se necessário um maior conhecimento e aprofundamento do mesmo.

Assim, do nosso ponto de vista, a preparação dos árbitros e juízes deve responder a uma função social educativa, na qual prevaleçam valores éticos e competências que lhe permitam melhorar o seu modo de atuação.

Deste ponto de vista, consideramos que existem competências, conceitos, habilidades, habilidades e atitudes; com as quais um árbitro, ou juiz´, do desporto deve contar na perspectiva do saber, saber fazer e saber ser; para garantir a objetividade das suas decisões em relação à excelência da arbitragem, principalmente no futebol.

Daí surge a importância de criar programas para a formação integral de árbitros e juízes para que desenvolvam as suas actividades laborais com um elevado nível de desempenho no seu desporto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Ser um Árbitro de Futebol...

O ÁRBITRO DE VERDADE !

O VAR e a posição de impedimento