Gerenciamento das mudanças das Regras Regras de Futebol
2019/20
As Regras do Jogo são relativamente simples, comparadas a outros esportes, mas como não é possível prever todas as situações, pode ser que muitas delas, porque são subjetivas, gerem debate e discussão.
Para alguns, essa discussão faz parte do futebol, mas o “espírito” do jogo requer que as decisões dos árbitros sejam sempre respeitadas, independente das decisões estarem certas ou erradas.
Por ser impossível que todas as situações estejam previstas nas Regras do Jogo, a IFAB espera que o árbitro tome a decisão de acordo com o “espírito” do jogo, e isso, muitas vezes, pede que a seguinte questão seja feita: o que o futebol quer ou espera?
A IFAB continuará se dedicando à família do futebol para que as mudanças nas Regras tragam benefícios ao futebol em todos os níveis e em todos os cantos do mundo, para que a integridade do jogo, as Regras e os árbitros sejam respeitados, valorizados e protegidos.
A revisão das Regras do Jogo de 2016/17 foi, muito provavelmente, a mais abrangente e completa em toda história da IFAB.
O objetivo foi o de tornar as regras mais claras, mais acessíveis e garantir que elas reflitam as demandas do jogo moderno.
Como em qualquer grande processo de revisão, há sempre uma segunda rodada e muitas das mudanças feitas para 2017/18 visaram a deixar os textos mais claros e fáceis de revisão – muitas foram em razão de observações de técnicos e associações nacionais de todo o mundo.
Além desses esclarecimentos, algumas mudanças são extensões dos princípios estabelecidos na revisão de 2016/17.
Ademais, na 131ª Assembleia Geral Anual da IFAB, realizada em Londres no dia 3 de março de 2017, também foram aprovadas algumas mudanças significativas, que ajudam a desenvolver e promover o futebol, incluindo:
• Aumentar a flexibilidade das associações nacionais (confederações e da FIFA) para modificar algumas das Regras (por exemplo: aumentar o número máximo de substituições para cinco, exceto em nível profissional), para ajudar a promover e desenvolver o futebol onde tem a responsabilidade de fazê-lo, pois a IFAB acredita que as entidades sabem o que é melhor para o futebol em seus países.
• Permissão para exclusão temporária (sin bins), como alternativa para a sanção com CA, em jogos de atletas jovens, veteranos, portadores de necessidades especiais e categorias de base.
• Permissão do retorno de jogadores substituídos em jogos de atletas jovens, veteranos, portadores de necessidades especiais e categorias de base (atualmente permitido apenas para as categorias de base). Contexto da revisão das Regras 2019/20 Regras de Futebol 2019/20 21 As mudanças na regra para 2018/19 são principalmente refinamentos adicionais da grande revisão e a inclusão, após rigorosos testes, de duas grandes opções para competições:
• O uso de mais uma substituição em prorrogações.
• O uso do Árbitro Assistente de Vídeo - AAV (VAR), condicionado a prévia autorização da IFAB e da FIFA. 22
A IFAB aprovou uma estratégia para o período 2017-2022 para examinar e considerar as propostas de mudanças e avaliar se elas trarão benefícios ao futebol, com foco em três áreas importantes:
• Legitimidade e Integridade
• A proposta de mudança fortalecerá a legitimidade e a integridade no campo de jogo?
• Universalidade e Inclusão
• A proposta de mudança trará benefícios ao futebol em todos os níveis e em todo o mundo?
• A proposta de mudança fará com que mais pessoas de todas as condições e capacidades participem e desfrutem do futebol?
• Crescimento tecnológico
• A mudança proposta terá um impacto positivo no jogo?
Comentários