Regra 01 - O campo

 


Regras de Futebol 2019/20 

Superfície  do campo

O campo de jogo deve ser de superfície totalmente natural ou, se o regulamento da competição permitir, de superfície totalmente artificial. 

Também, se o regulamento da competição permitir, o campo de jogo pode ser totalmente natural e artificial – sistema híbrido (Não pode haver uma zona do campo com grama natural e outra com grama artificial).

A cor das superfícies artificiais deve ser verde. 

Quando se utilizem superfícies artificiais em jogos de competição entre equipes representativas de federações nacionais de futebol filiadas na FIFA, ou em jogos internacionais de competições de clubes, a superfície deve cumprir os requisitos do Programa de qualidade da FIFA para gramas artificiais ou do International Match Standard, salvo se a IFAB conceder uma autorização especial.

                                         

Marcação do campo

O campo de jogo deve ser retangular e marcado com linhas contínuas que não podem constituir qualquer perigo.

As linhas demarcatórias dos campos de grama natural podem ser feitas com grama artificial, desde que não constituam perigo. 

As linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam. Apenas as linhas indicadas na regra 1 devem ser marcadas no campo de jogo. 

As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. 

As duas mais curtas chamam-se linhas de meta ou de fundo.

O campo de jogo é dividido em duas metades (meio de campo) por uma linha de meio de campo (linha central) que une os pontos médios das linhas laterais. 

O centro do campo é marcado com um ponto situado no meio da linha de meio de campo, em volta do qual é traçado um círculo com um raio de 9,15 metros.

Podem ser feitas marcações fora do campo de jogo, a 9,15 metros desde os quartos de círculo dos tiros de canto e perpendiculares às linhas de meta e laterais.

Todas as linhas que marcam o campo de jogo devem ter a mesma largura e devem ter no máximo 12 centímetros.

A linha de meta deve ter a mesma largura dos postes das metas e dos travessões.

Quando forem usadas superfícies artificiais, são autorizadas outras linhas, desde que sejam de cor diferente e que se distingam claramente das linhas de futebol.

O jogador que fizer marcas não autorizadas no campo de jogo deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva.

Se o árbitro perceber a marcação durante o jogo, o jogador só deve ser advertido quando a bola estiver fora de jogo.


 


Dimensões

O comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de meta..

• Comprimento (linhas laterais):

• Comprimento (linhas de meta): 

mínimo: 90m, mínimo: 45m - máximo: 120m máximo, 90m.

Dimensões para jogos internacionais

• Comprimento (linhas laterais):

• Comprimento (linhas de meta): 

mínimo 100m, mínimo 64m - máximo 110m, máximo 75m.

Os organizadores das competições podem determinar o comprimento da linha de meta e das linhas laterais dentro dos limites acima indicados.

Linha de meta: mín. 45m / máx. 90m

Área de tiro de canto 5.

Área de meta 6.

Área penal 7,32m

Semicírculo ponto penal poste da bandeira (opcional)


Poste da bandeira de tiro de canto:

mín. 90m/máx. 120m, raio 9,15m ponto central linha médi

Círculo Central: 

9,15m linha lateral 11m 9,15m 16,5m 5,5m 16,5m 5,5m 9,15m marcas opcionais raio 1m

• As diversas medidas do campo são feitas a partir das bordas externas das correspondentes linhas, pois tais linhas integram as áreas que delimitam.

• A distância da marca penal é medida a partir do seu centro até a borda externa da linha de meta. 



Área de meta

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 5,50 m do interior de cada poste de meta.

Essas duas linhas prolongam-se para dentro do campo de jogo por 5,50 m e são unidas por uma linha paralela à linha de meta.

O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de meta chama-se área de meta.  


Área penal (área de pênalti)

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5 m do interior de cada poste de meta.

Essas duas linhas prolongam-se para dentro do campo de jogo por 16,5 m e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de meta.

O espaço delimitado por essas linhas e pela linha de meta chama-se área penal (área de pênalti).

Em cada área penal será feita a marca do tiro penal (pênalti) a 11 m do meio da linha que une os dois postes da meta e deles equidistante.

No exterior de cada área penal (área de pênalti) é traçado um arco de círculo com 9,15 m de raio, tendo por centro a marca do tiro penal (pênalti). 


Área de tiro de canto

A área de tiro de canto é marcada por um quarto de círculo com raio de 1 metro, a partir de cada bandeira de canto e no interior do campo. área de canto – raio 1m


Poste de bandeira de canto (obrigatório)  

Bandeira situada a no mínimo 1,5m do chão, em poste não pontiagudo linhas de 12cm de largura máxima


Postes de bandeiras

Em cada canto do campo de jogo deve ser colocado um poste de bandeira, com 1,5 m no mínimo de altura, cuja ponta não pode ser pontiaguda e no qual devem ser colocadas bandeiras.

Postes e bandeiras também podem ser colocados no meio de campo, no mínimo a 1 m de distância das linhas laterais para fora do campo.

 

Área técnica

As áreas técnicas são para os jogos disputados em estádios que oferecem lugares sentados para os jogadores substitutos, substituídos, oficiais de equipes e devem respeitar as seguintes diretrizes:

• As áreas técnicas podem se estender no máximo 1 m para cada lado dos assentos existentes e ficar no mínimo a 1 m de distância da linha lateral do campo;

• Recomenda-se que se utilizem marcações para delimitar as áreas técnicas;

- O número de pessoas autorizadas a utilizar as áreas técnicas deve ser definido no regulamento das competições; 

• Os ocupantes das áreas técnicas:

- Devem ser identificados antes do começo do jogo, de acordo com o regulamento da competição;

- Devem comportar-se de maneira adequada;

- Devem permanecer dentro dos seus limites, salvo circunstâncias especiais, como, por hipótese, um médico ou fisioterapeuta, se autorizado pelo árbitro, entrarem no campo para examinar um jogador lesionado.

- Somente uma pessoa de cada vez está autorizada a dar instruções táticas desde a área técnica.


Metas

As metas são colocadas no centro de cada linha de meta.

As metas são constituídas por dois postes verticais equidistantes das bandeiras de canto e unidos na parte superior por uma barra transversal horizontal (travessão).

Os postes e a barra devem ser de material aprovado.

Devem ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica e não devem constituir qualquer perigo.

A distância entre os dois postes é de 7,32 m e a distância da borda inferior da barra transversal ao chão é de 2,44 m. 

A posição dos postes em relação à linha de meta deve ser de acordo com os gráficos.

Os postes da meta e a barra transversal devem ser de cor branca e devem ter a mesma largura e espessura, não devendo exceder os 12 cm.

Se a barra transversal partir ou for deslocada, o jogo deve ser interrompido até que seja reparada ou recolocada no seu lugar.

O jogo deve ser reiniciado com bola ao chão.

Se não for possível reparar o travessão, o jogo deve ser encerrado. 

Não é permitido o emprego de uma corda ou de qualquer outro material flexível ou perigoso para substituir a trave.

O jogo deve ser reiniciado com um bola ao chão.

Podem ser fixadas redes nas metas e no chão, por trás das metas, desde que sejam devidamente apoiadas e não interfiram nas ações dos goleiros.


Segurança

As metas (inclusive as móveis) devem ser fixadas ao chão de maneira segura. 2,44m

A colocação dos postes com respeito à linha de meta deve ajustar-se à forma abaixo: 7,32m 7,32m 7,32m 7,32m 7,32m


Tecnologia de Linha de Meta (TLM)

O sistema de TLM pode ser utilizado para verificar se um gol foi marcado, e assim dar suporte ao árbitro para tomar a decisão.

Se a TLM for usada, podem ser autorizadas modificações à estrutura das metas, de acordo com as especificações estipuladas no Programa de Qualidade da FIFA para TLM e com as Regras do Jogo.

A utilização de TLM deve estar prevista no regulamento da competição.


Princípios da TLM      

A TLM aplica-se somente à linha de meta e apenas para determinar quando um gol  for marcado.

A indicação da marcação de um gol deve ser imediata e automaticamente, em cerca de um segundo, confirmada apenas ao árbitro do jogo pelo sistema de TLM, (através do relógio do árbitro por vibração e sinal visual).


Requisitos e especificações da TLM

Se a TLM for usada em jogos de competição, seus organizadores devem garantir que o sistema está certificado de acordo com os seguintes padrões: 

• FIFA Quality PRO; 

• FIFA Quality; 

• IMS – INTERNATIONAL MATCH STANDARD.

Um Instituto independente de testes deve verificar com rigor a funcionalidade dos sistemas dos vários fornecedores de tecnologia, de acordo com o Programa de Qualidade da FIFA para a TLM.

Se a tecnologia não funcionar de acordo com o Manual de Testes, o árbitro não pode utilizar o sistema TLM e deve reportar este incidente às autoridades competentes.

Quando for utilizada a TLM, o árbitro deve testar a funcionalidade da tecnologia antes do jogo, de acordo com o estabelecido no Programa de Qualidade da FIFA no Manual de Testes de TLM.



Publicidade comercial

É proibido qualquer tipo de publicidade comercial, real ou virtual, no campo de jogo, no espaço delimitado pelas redes das metas, nas áreas técnicas e na área de revisão do árbitro (ARA) e a menos de um metro das linhas demarcatórias do campo, desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo e até saírem para o intervalo e desde o momento em que regressam, após o intervalo, até ao final do jogo.

Em particular, é proibido o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes de metas, postes e bandeiras de canto, 

onde nenhum tipo de equipamento (câmaras, microfones, etc.) pode ser fixado.

Além disso, a publicidade vertical deve situar-se no mínimo: 

• a 1 metro das linhas laterais do campo de jogo;

• a mesma distância da linha de meta que seja igual à profundidade da rede da meta;

• a 1 metro de distância da rede da meta.

 

Logotipos e emblemas

É proibida a reprodução real ou virtual de logotipos e emblemas representativos da FIFA, confederações, federações nacionais de futebol, organizadores de competições, clubes e de outros órgãos no campo de jogo, nas redes das metas e nas áreas que estas delimitam, nas metas e nos postes de bandeiras de canto, durante o tempo de jogo.

A reprodução dos referidos logotipos ou emblemas só é permitida nas bandeiras dos mastros de canto.  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARBITRAGEM DE FUTEBOL COMO PAPEL SOCIAL

O VAR e a posição de impedimento

A morte faz parte, significativamente, da vida bem como o sofrimento humano.