Regra 01 - O campo
Regras de Futebol 2019/20
Superfície do campo
O campo de jogo deve ser de superfície totalmente natural ou, se o regulamento da competição permitir, de superfície totalmente artificial.
Também, se o regulamento da competição permitir, o campo
de jogo pode ser totalmente natural e artificial – sistema híbrido (Não pode
haver uma zona do campo com grama natural e outra com grama artificial).
A cor das superfícies artificiais deve ser verde.
Quando se utilizem superfícies artificiais em jogos de competição entre
equipes representativas de federações nacionais de futebol filiadas na FIFA, ou
em jogos internacionais de competições de clubes, a superfície deve cumprir os
requisitos do Programa de qualidade da FIFA para gramas artificiais ou do
International Match Standard, salvo se a IFAB conceder uma autorização
especial.
Marcação do campo
O campo de jogo deve ser retangular e marcado
com linhas contínuas que não podem constituir qualquer perigo.
As linhas demarcatórias dos campos de grama natural podem ser feitas com grama artificial, desde que não constituam perigo.
As linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam. Apenas as linhas indicadas na regra 1 devem ser marcadas no campo de jogo.
As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais.
As duas mais curtas
chamam-se linhas de meta ou de fundo.
O campo de jogo é dividido em duas metades (meio de campo) por uma linha de meio de campo (linha central) que une os pontos médios das linhas laterais.
O centro do campo é marcado com um ponto
situado no meio da linha de meio de campo, em volta do qual é traçado um
círculo com um raio de 9,15 metros.
Podem ser feitas marcações fora do campo de
jogo, a 9,15 metros desde os quartos de círculo dos tiros de canto e
perpendiculares às linhas de meta e laterais.
Todas as linhas que marcam o campo de jogo
devem ter a mesma largura e devem ter no máximo 12 centímetros.
A linha de meta deve ter a mesma largura dos
postes das metas e dos travessões.
Quando forem usadas superfícies artificiais,
são autorizadas outras linhas, desde que sejam de cor diferente e que se
distingam claramente das linhas de futebol.
O jogador que fizer marcas não autorizadas no
campo de jogo deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva.
Se o árbitro perceber a marcação durante o
jogo, o jogador só deve ser advertido quando a bola estiver fora de jogo.
Dimensões
O comprimento das linhas laterais deve ser
superior ao das linhas de meta..
• Comprimento (linhas laterais):
• Comprimento (linhas de meta):
mínimo: 90m, mínimo: 45m - máximo: 120m máximo, 90m.
Dimensões para jogos internacionais
• Comprimento (linhas laterais):
• Comprimento (linhas de meta):
mínimo 100m, mínimo 64m - máximo 110m, máximo 75m.
Os organizadores das
competições podem determinar o comprimento da linha de meta e das linhas
laterais dentro dos limites acima indicados.
Linha
de meta: mín. 45m / máx. 90m
Área de tiro de canto 5.
Área de meta 6.
Área penal 7,32m
Semicírculo ponto penal poste da bandeira
(opcional)
Poste da bandeira de tiro de canto:
mín. 90m/máx. 120m, raio 9,15m ponto central linha média
Círculo Central:
9,15m linha lateral 11m 9,15m 16,5m 5,5m 16,5m 5,5m 9,15m marcas opcionais raio 1m
• As
diversas medidas do campo são feitas a partir das bordas externas das
correspondentes linhas, pois tais linhas integram as áreas que delimitam.
• A distância da marca penal é medida a partir do seu centro até a borda externa da linha de meta.
Área de meta
São traçadas duas linhas perpendiculares à
linha de meta, a 5,50 m do interior de cada poste de meta.
Essas duas linhas prolongam-se para dentro do
campo de jogo por 5,50 m e são unidas por uma linha paralela à linha de meta.
O espaço delimitado por essas linhas e pela
linha de meta chama-se área de meta.
Área penal (área de pênalti)
São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5 m do interior de cada poste de meta.
Essas duas linhas prolongam-se para dentro do
campo de jogo por 16,5 m e são unidas por uma linha traçada paralelamente à
linha de meta.
O espaço delimitado por essas linhas e pela
linha de meta chama-se área penal (área de pênalti).
Em cada área penal será feita a marca do tiro
penal (pênalti) a 11 m do meio da linha que une os dois postes da meta e deles
equidistante.
No exterior de cada área penal (área de
pênalti) é traçado um arco de círculo com 9,15 m de raio, tendo por centro a
marca do tiro penal (pênalti).
Área de tiro de canto
A área de tiro de canto é marcada por um quarto
de círculo com raio de 1 metro, a partir de cada bandeira de canto e no
interior do campo. área de canto – raio 1m
Poste de bandeira de canto (obrigatório)
Bandeira situada a no mínimo 1,5m do chão, em
poste não pontiagudo linhas de 12cm de largura máxima
Postes de bandeiras
Em cada canto do campo de jogo deve ser
colocado um poste de bandeira, com 1,5 m no mínimo de altura, cuja ponta não
pode ser pontiaguda e no qual devem ser colocadas bandeiras.
Postes e bandeiras também podem ser colocados no meio de campo, no mínimo a 1 m de distância das linhas laterais para fora do campo.
Área técnica
As áreas técnicas são para os jogos disputados em estádios que oferecem lugares sentados para os jogadores substitutos, substituídos, oficiais de equipes e devem respeitar as seguintes diretrizes:
• As áreas técnicas podem se estender no
máximo 1 m para cada lado dos assentos existentes e ficar no mínimo a 1 m de
distância da linha lateral do campo;
• Recomenda-se que se utilizem marcações para
delimitar as áreas técnicas;
- O número de pessoas autorizadas a utilizar as áreas técnicas deve ser definido no regulamento das competições;
• Os
ocupantes das áreas técnicas:
- Devem ser identificados antes do começo do
jogo, de acordo com o regulamento da competição;
- Devem comportar-se de maneira adequada;
- Devem permanecer dentro dos seus limites,
salvo circunstâncias especiais, como, por hipótese, um médico ou
fisioterapeuta, se autorizado pelo árbitro, entrarem no campo para examinar um
jogador lesionado.
- Somente uma pessoa de cada vez está autorizada a dar instruções táticas desde a
área técnica.
Metas
As metas são colocadas no centro de cada linha
de meta.
As metas são constituídas por dois postes
verticais equidistantes das bandeiras de canto e unidos na parte superior por
uma barra transversal horizontal (travessão).
Os postes e a barra devem ser de material
aprovado.
Devem ter forma quadrada, retangular, redonda
ou elíptica e não devem constituir qualquer perigo.
A distância entre os dois postes é de 7,32 m e a distância da borda inferior da barra transversal ao chão é de 2,44 m.
A
posição dos postes em relação à linha de meta deve ser de acordo com os
gráficos.
Os postes da meta e a barra transversal devem
ser de cor branca e devem ter a mesma largura e espessura, não devendo exceder
os 12 cm.
Se a barra transversal partir ou for deslocada,
o jogo deve ser interrompido até que seja reparada ou recolocada no seu lugar.
O jogo deve ser reiniciado com bola ao chão.
Se não for possível reparar o travessão, o jogo deve ser encerrado.
Não é permitido o emprego de uma corda ou de qualquer
outro material flexível ou perigoso para substituir a trave.
O jogo deve ser reiniciado com um bola ao
chão.
Podem ser fixadas redes nas metas e no chão,
por trás das metas, desde que sejam devidamente apoiadas e não interfiram nas
ações dos goleiros.
Segurança
As metas (inclusive as móveis) devem ser
fixadas ao chão de maneira segura. 2,44m
A colocação dos postes com respeito à linha de
meta deve ajustar-se à forma abaixo: 7,32m 7,32m 7,32m 7,32m 7,32m
Tecnologia de Linha de Meta (TLM)
O sistema de TLM pode ser utilizado para
verificar se um gol foi marcado, e assim dar suporte ao árbitro para tomar a
decisão.
Se a TLM for usada, podem ser autorizadas
modificações à estrutura das metas, de acordo com as especificações estipuladas
no Programa de Qualidade da FIFA para TLM e com as Regras do Jogo.
A utilização de TLM deve estar prevista no
regulamento da competição.
Princípios da TLM
A TLM aplica-se somente à linha de meta e
apenas para determinar quando um gol for
marcado.
A indicação da marcação de um gol deve ser
imediata e automaticamente, em cerca de um segundo, confirmada apenas ao
árbitro do jogo pelo sistema de TLM, (através do relógio do árbitro por
vibração e sinal visual).
Requisitos e especificações da TLM
Se a TLM for usada em jogos de competição, seus organizadores devem garantir que o sistema está certificado de acordo com os seguintes padrões:
• FIFA Quality PRO;
• FIFA Quality;
• IMS – INTERNATIONAL
MATCH STANDARD.
Um Instituto independente de testes deve
verificar com rigor a funcionalidade dos sistemas dos vários fornecedores de
tecnologia, de acordo com o Programa de Qualidade da FIFA para a TLM.
Se a tecnologia não funcionar de acordo com o
Manual de Testes, o árbitro não pode utilizar o sistema TLM e deve reportar
este incidente às autoridades competentes.
Quando for utilizada a TLM, o árbitro deve
testar a funcionalidade da tecnologia antes do jogo, de acordo com o
estabelecido no Programa de Qualidade da FIFA no Manual de Testes de TLM.
Publicidade comercial
É proibido qualquer tipo de publicidade
comercial, real ou virtual, no campo de jogo, no espaço delimitado pelas redes
das metas, nas áreas técnicas e na área de revisão do árbitro (ARA) e a menos
de um metro das linhas demarcatórias do campo, desde o momento em que as
equipes entram no campo de jogo e até saírem para o intervalo e desde o momento
em que regressam, após o intervalo, até ao final do jogo.
Em particular, é proibido o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes de metas, postes e bandeiras de canto,
onde nenhum tipo de equipamento (câmaras, microfones, etc.) pode ser fixado.
Além disso, a publicidade vertical deve situar-se no mínimo:
• a 1 metro das linhas laterais do campo de jogo;
• a mesma distância da linha de meta que seja
igual à profundidade da rede da meta;
• a 1 metro de distância da rede da meta.
Logotipos e emblemas
É proibida a reprodução real ou virtual de
logotipos e emblemas representativos da FIFA, confederações, federações
nacionais de futebol, organizadores de competições, clubes e de outros órgãos
no campo de jogo, nas redes das metas e nas áreas que estas delimitam, nas
metas e nos postes de bandeiras de canto, durante o tempo de jogo.
A reprodução dos referidos logotipos ou
emblemas só é permitida nas bandeiras dos mastros de canto.
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