Atitudes que os trabalhadores esperam de um dirigente sindical
Os desafios para a classe trabalhadora estão cada vez maiores.
Os sindicatos precisam renovar suas práticas.
Um dos problemas é entender o que os trabalhadores esperam de um dirigente sindical.
O Governo Federal e o Congresso Nacional – conservador e elitista – têm trabalhado para aprovar os projetos que interessam apenas aos patrões e aos setores das elites que financiam grande parte dos parlamentares.
Os trabalhadores precisarão cada vez mais de dirigentes preparados e capazes de liderar a resistência contra todos os ataques aos seus direitos.
Formação e informação serão características cada vez mais necessárias. Os líderes sindicais precisarão repensar as estratégias e os focos de ação.
Somente com uma liderança preparada, capacitada e disposta a inovar é que o movimento sindical terá capacidade de orientar a classe trabalhadora para enfrentar os desafios que virão.
Por isso, veja algumas qualidades que os trabalhadores esperam de um dirigente sindical:
Dirigente sindical por usar a estabilidade
A primeira atitude que um trabalhador quer de um dirigente sindical é que ele seja a sua voz contra as injustiças que acontecem em seu ambiente de trabalho, uma vez que o trabalhador pode ser demitido se falar.
A estabilidade do dirigente sindical garante o que para nenhum trabalhador normalmente é permitido: colocar a boca no trombone em jornais, sites, redes sociais e em todos os locais que possam fazer parar as ações que adoecem ou ferem os direitos desses trabalhadores.
Ser honesto
Um dirigente sindical precisa ser admirado para ser seguido.
Para isso, sua conduta ética tem que se exemplar.
Normalmente, o presidente é um formador de opinião e um preparador das futuras gerações que cuidarão da entidade.
O ideal é incentivar os demais diretores a criar o hábito da honestidade, o que impactará o respeito com a categoria.
Dirigente sindical deve fazer com que os trabalhadores se sintam seguros
Muitos trabalhadores (e até outros dirigentes) ficam intimidados na presença de determinados dirigentes sindicais.
Um bom dirigente sindical deve desviar a atenção de si mesmo e incentivar outras pessoas a expressarem suas opiniões.
Estimule que os trabalhadores se sintam seguros, confiantes e partilhem suas perspectivas e opiniões nas assembleias e reuniões.
Ter criatividade
Como dirigente sindical, é importante aprender a tomar decisões rápidas e lidar com improvisos.
Abusar da criatividade pode ajudar nessas horas.
Nem tudo vai correr conforme o planejado, e é aí que sua intuição entra em cena. Geralmente, se basear nas experiências passadas pode ajudar a tomar uma boa decisão.
Dirigente sindical deve valorizar as críticas
Sempre haverá pessoas que discordam do seu estilo de liderança ou das coisas que você faz.
Tente entender os outros pontos de vista, trabalhando no sentido de identificar os elementos positivos, aquilo que pode ajudar a melhorar a sua gestão.
Prever problemas e encontrar soluções
O dirigente sindical deve acompanhar as mais diferentes pautas de reivindicações dos trabalhadores e prever possíveis mudanças de cenário e falhas que estejam ocorrendo, encontrando soluções o mais rapidamente possível.
Dirigente sindical deve reavaliar seu papel como líder sindical
Não basta atuar como líder sindical: é preciso rever suas ações, refletir sobre elas e verificar os pontos que podem ser melhorados.
Uma iniciativa que ajuda nesse sentido é ouvir os trabalhadores, os outros dirigentes e os funcionários do sindicato, que podem apontar características que devem ser trabalhadas.
Fazer uma reflexão pessoal e analisar sua própria função é fundamental. Somente dessa forma será possível buscar o desenvolvimento das competências exigidas para a liderança.
Formar novos dirigentes
Um dirigente sindical sem reprodução é uma liderança sem propósito e sem futuro e que apenas gera diretores dependentes e fracos, comprometendo o próprio trabalho e a continuidade da entidade.
Dirigente sindical deve construir uma comunicação efetiva
Um bom dirigente sindical é também um bom comunicador.
Sabe compartilhar informações, estabelecer estratégias em conjunto, alinhar expectativas e prioridades, esclarecer, orientar e direcionar os esforços.
Delega a tarefa para que uma equipe qualificada informe os trabalhadores sobre os esforços diários da diretoria na conquista de melhorias para a categoria.
Você pensa no futuro da sua entidade?
Tudo o que sua gestão fizer agora, terá reflexo no futuro do seu sindicato.
Um dos passos é entender o que os trabalhadores esperam de um dirigente sindical.
O passo seguinte é construir o dia a dia do sindicato, para colher os resultados imediatos e acumular capital político que irá te beneficiar em uma futura eleição.
Esse é um dos momentos mais importante para qualquer diretoria porque define a continuidade do trabalho que vem sendo realizado ou a opção da categoria pela renovação.
Quanto mais preparado você e seu grupo estiverem, maiores serão as suas chances de fazer uma boa administração.
Ser um líder sindical é uma tarefa que exige muita responsabilidade e comprometimento. Cometer pequenos deslizes pode destruir a sua liderança.
As pressões vêm de todos os lados.
Da categoria, da família, da sociedade, da velha mídia, das empresas…
Você, dirigente sindical, entende o que estamos falando.
Os olhos dos trabalhadores estão sempre voltados para você, seja por admiração ou pela expectativa sobre o que seu sindicato irá fazer.
Por isso, além de estar constantemente preparado para enfrentar todos os desafios à frente de uma diretoria de sindicato, você precisa estar vigilante, porque os inimigos da classe trabalhadora, ou mesmo seus adversários políticos, estarão sempre atentos, esperando um passo em falso para se aproveitarem da situação.
E como normalmente dentro de uma diretoria há diversos patamares de consciência e de esclarecimento, é comum que os outros dirigentes também estejam avaliando você constantemente.
Principalmente aqueles que o seguem e enxergam em você uma fonte de inspiração.
Portanto, é bom tomar sempre cuidado, para que sua liderança permaneça consolidada.
Alguns fatores que podem destruir um líder sindical
Comentários