IFAB suporta melhorar o fluxo de correspondência e reduzir as interrupções
Na sua Reunião Anual de Negócios (ABM) realizada em Londres, a IFAB centrou-se em várias medidas destinadas a continuar a melhorar o fluxo de correspondência e a reduzir a interrupção do tempo.
Após feedback global positivo sobre a mudança feita nas Leis do Jogo 2025/26 para impedir que os goleiros segurem a bola por muito tempo, outras medidas para reduzir a interrupção do tempo foram acordadas.
Uma dessas emendas envolveria a aplicação do princípio da contagem regressiva aos arremessos e chutes de gols, permitindo aos árbitros começarem a contagem regressiva quando os jogadores estão a atrasar a tomada dessas reiniciais.
Na sequência das recomendações feitas pelos Painéis Consultivos Técnicos e Futebol da IFAB em outubro de 2025, a reunião propôs alterações às Leis do Jogo que exigiriam que os jogadores que recebessem tratamento ou avaliação de lesão no campo deixassem o campo de jogo e permanecessem fora dele por um período determinado (para ser determinado) após o jogo ter reiniciado.
A reunião também concordou que deveria ser aplicado um limite de dez segundos para os jogadores deixarem o campo de jogo quando forem substituídos.
Em relação ao protocolo de árbitro assistente de vídeo (VAR), o ABM recomendou que a intervenção do VAR permanecesse restrita a quatro situações de mudança de jogo (gol/sem gol, pênalti/sem pênalti, cartões vermelhos e identidade errada), mas com três extensões específicas que não interromperiam excessivamente o fluxo do jogo ou abrandariam o jogo.
O ABM propôs que, quando existissem provas factuais claras, os funcionários da partida de vídeo deveriam ser autorizados a rever cartões vermelhos resultantes de cartões amarelos incorretos, bem como casos de identidade errada em que a equipa errada é penalizada por um crime que resulte num cartão vermelho ou amarelo.
A reunião também propôs que as competições fossem permitidas a opção para os funcionários da partida de vídeo rever instâncias de um chute de canto claramente premiado, desde que isso possa ser feito imediatamente e sem atrasar o reinício.
A ABM concordou em continuar com testes fora de jogo, e mais atualizações foram fornecidas sobre os desenvolvimentos em tecnologia fora de jogo semiautomatizada e a prova em andamento liderada pela FIFA de Suporte Vídeo de Futebol, ambos os quais foram implementados com sucesso em torneios da FIFA e em várias competições nacionais.
A ABM também foi informada sobre testes envolvendo árbitros usando câmeras corporais em níveis de base e seniores e expressou apoio para incorporar seu uso como opção para competições nas Leis do Jogo.
A ABM determina a agenda da Reunião Geral Anual da IFAB, que está agendada para acontecer no País de Gales no sábado, 28 de fevereiro de 2026.
Comentários