domingo, 1 de junho de 2008

PENALTI COBRADO EM DOIS LANCES

ALGUNS ESTÃO TRATANDO O PENALTI COMO TIRO LIVRE.
TIROS LIVRES SÃO TRATADOS NAS REGRAS DO JOGO DO FUTEBOL NA 13, AO PASSO QUE O PENALTI (OU TIRO PENAL) É REGIDO ESPECIFICAMENTE PELA 14.
RESUMINDO, QUANDO UMA DAS DEZ FALTAS QUE LEVAM A UM TIRO DIRETO FOR COMETIDA POR UMA EQUIPE DENTRO DA SUA ÁREA PENAL E QUANDO A BOLA ESTIVER EM JOGO, À ADVERSÁRIA SERÁ CONCEDIDO UM TIRO PENAL, DE ONDE PODERÁ SER MARCADO UM GOL DIRETAMENTE.
DENTRO DOS PROCEDIMENTOS LEGAIS O "EXECUTOR" APÓS CHUTAR A BOLA PARA A FRENTE NÃO PODE TOCÁ-LA UMA SEGUNDA VEZ ANTES QUE ELA SEJA JOGADA POR UM OUTRO JOGADOR. ATÉ AÍ, "MORREU NEVES".
AO MEU VER, PRIMEIRO, ALGUNS PRECISAM APRENDER O QUE É "PARA FRENTE".
FRENTE, E NÃO "UM OITAVO À ESQUERDA OU À DIREITA"!
E MAIS, O TIRO PENAL É EXECUTADO, NÃO COBRADO!
É UMA EXECUÇÃO, QUASE UM PREMIO À EQUIPE QUE SOFREU UMA DAS DEZ DENTRO DA ÁREA ADVERSÁRIA; É UMA REPARAÇÃO QUASE QUE FATAL À EQUIPE INFRATORA!
O EXECUTOR, PORÉM, NÃO PODE ESTRAPOLAR, SERVIR A UM COMPANHEIRO, POIS, COMO JÁ DISSE, O PENALTI NÃO É UM TIRO LIVRE DIRETO OU INDIRETO.
MUDAR ESSE ENTENDIMENTO REQUER ACABAR COM UM DOS PROCEDIMENTOS PARA DETERMINAR O VENCEDOR DE UMA PARTIDA, POIS DENTRO DAS REGRAS NÃO CABE DUAS INTERPRETAÇÕES PARA UMA DELAS. A REGRA AINDA É UMA SÓ!

Nenhum comentário: