MENTALIDADE DE ÁRBITRO ...

 

O árbitro de futebol não entra em campo pra ganhar, e sim para mediar, solucionar desordens, evitar maiores confusões e deixar o jogo fluir, dentro das regras.


No entanto, para que a partida seja conduzida de forma equilibrada, depende muito da condição emocional dessa peça chave, que vai além de ficar correndo e apitando de um lado pro outro.


Penso muito na saúde emocional do árbitro de futebol, pois além de ter de gerir as suas próprias emoções durante o jogo, acaba tendo que mediar as infinitas possibilidades de conflitos que aparecem entre os jogadores e também entre ele próprio e os atletas contestantes.


Os comportamentos do árbitro, vão além de marcar uma falta ou levantar um cartão. 


Por isso, suas qualidades emocionais e comportamentais devem ser: 

-estabilidade psicológica,

-calma (para não entrar no desespero do jogador), 

-foco na solução do conflito e 

-autoconfiança.


Apesar dos assistentes e auxiliares, quem está na linha de frente é o juiz e como tal, sua imparcialidade é necessariamente quebrada quando deve tomar alguma decisão. 


Em outras palavras, o juiz é imparcial na sua vontade quanto ao resultado, mas no momento que TEM que decidir é claro que implica na sua imparcialidade, mas não o torna envolvido.


Digo isso porque, invariavelmente, os atos do árbitro, agradam a uns e descontentam a outros. Ocorre que, a função da arbitragem passa longe de ser um mero agrado.


Mesmo assim, conquistar uma maturidade emocional requer tempo de vivência em variadas situações enfrentadas em campo, além de um bom trabalho de autoconhecimento, na medida em que quanto mais a pessoa conhece seus gatilhos mentais, mais ela sabe se controlar.


Não é exigível do árbitro controlar como os jogadores vão se comportar, mas é possível que consiga dominar suas próprias emoções, quando se depara com tantas hipóteses de conflitos ao longo dos noventa minutos de bola rolando.


Um bom preparo mental de auto valorização deve ser levado em conta, para que esse profissional tenha a consciência que sua atividade é muito importante.



Luna Baran | @lunabaran1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARBITRAGEM DE FUTEBOL COMO PAPEL SOCIAL

O VAR e a posição de impedimento

A morte faz parte, significativamente, da vida bem como o sofrimento humano.