As 11 novas regras no mundo do futebol
Em uma publicação feita no site oficial da IFAB, o organismo internacional listou as 11 novas regras que estarão no mundo do futebol a partir de 1º de julho.
A revisão uma a uma:
- Estabelece-se a incorporação de uma sexta substituição por concussão.
- Em vez de ser sancionado com cartão vermelho, agora uma bola que impede uma chance clara dentro da área será um pênalti e uma advertência.
- Na famosa invasão de campo em uma cobrança de pênalti, a execução agora só se repetirá se o jogador tiver influência na conclusão da jogada.
- A bola deve estar centrada na marca do pênalti ao cobrar o pênalti.
- A bola deve estar em contato com o interior da linha de canto circular.
- Aviso aos jogadores que protestam ao árbitro sem serem os capitães das equipas, algo que foi testado durante o Euro 2024 e a Copa América.
- Os goleiros agora terão 8 segundos de retenção de bola (até a mudança, eram 6").
- Nos lençóis, será especificado que os goleiros poderão usar calças compridas.
- "Pausa calma": o árbitro pode decretar uma pausa na partida para que capitães e treinadores possam fazer com que os companheiros de equipe e o resto da comissão técnica se comportem corretamente.
A lei do impedimento, em observação
Os impedimentos geralmente estão sob a lupa em várias circunstâncias em que um impedimento é ou não sancionado e, por esse motivo, a IFAB tem como preocupação de curto prazo uma modificação na lei de impedimento. A lei Wegner, proposta pelo ex-técnico do Arsenal Arsène Wegner, está entre as possibilidades para o futuro.
Endossaria que o atacante está na frente do zagueiro, mas com uma parte do corpo alinhada com ele, o que quebraria a lei atual do impedimento do penúltimo homem. Essa mudança de regra ainda está em estudo.
Comentários